1. Implemente a TI bimodal

Conceito criado pelo Gartner, a TI bimodal nada mais é do que a visão de que o departamento de tecnologia de uma empresa com seus recursos deve funcionar de dois modos: tradicional (focado em estabilidade e eficiência) e experimental e ágil (focado na rápida evolução das aplicações e, em particular, no alinhamento com as unidades de negócio).

Em outras palavras, mais do que manter as rotinas táticas, é importante buscar agilidade nos projetos e acelerar a entrega dos serviços do departamento para acompanhar o chamado “time-to-market”, o tempo de mercado, cada vez mais rápido.

  1. Elimine burocracias

Acabou o tempo dos grandes entraves burocráticos que faziam com que os profissionais tivessem que dar inúmeras voltas antes de chegar a uma solução.

Estamos na era da praticidade, portanto, é importante que a área de TI modernize seus recursos, invista em virtualização, em infraestrutura na nuvem, enfim, em recursos que diminuam a burocracia e simplifiquem processos.

  1. Gamifique o dia a dia da operação

Uma das formas mais eficientes de inovar na gestão de TI é usar a gamificação, ou seja, aplicar dinâmicas de jogos nos processos operacionais.

É possível, por exemplo, criar competições entre times diferentes dentro da operação de tecnologia para estimular o engajamento dos profissionais, melhorar a produtividade e elevar a satisfação dos profissionais com o trabalho.

  1. Trabalhe a cultura da inovação

Qualquer esforço para inovar será inútil se a inovação não fizer parte da cultura do time de TI. É importante que os gestores trabalhem com a equipe para inserir a inovação como um valor fundamental.

Para começar é importante definir o que é inovação e também traçar algumas metas a serem alcançadas com as iniciativas inovadoras. A partir disso, as respostas e os resultados começam a aparecer com mais facilidade.

A BR2T possui todos os recursos necessários para auxiliar sua empresa na definição de processos e soluções, converse com um dos nossos consultores e saiba como podemos ajuda-lo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url


× Como podemos ajudar?