Mobilidade tecnológica: inovação nos negócios

O avanço tecnológico é indiscutível, presente em 100% dos afazeres do dia a dia, desde facilitar tarefas banais até sincronizar e trazer funcionalidade a grandes incorporações, a tecnologia se faz presente, criando, inovando e modificando modelos de negócios e formas de comunicação.

Um resultado positivo desses avanços é a mobilidade tecnológica

A tecnologia avança em passos largos e rápidos, e tem a tarefa de, cada vez mais, desenvolver processos e maneiras de possibilitar os negócios a alcançarem mais pessoas e de maneira mais fácil e rápida, e claro com o menor custo.

A mobilidade tecnológica é um claro exemplo, pois ela proporciona empreendimentos a possuírem mais flexibilidade, acessibilidade e capacidade de atender maiores demandas com eficiência e agilidade dentro do mercado.

Mas afinal, como funciona a mobilidade tecnológica?

Em um conceito leigo a mobilidade tecnológica nada mais é do que o uso de softwares, estratégias, sistemas e dispositivos de tecnologia portáteis que facilitam os processos e a troca de informações.

Ou seja, mobilidade tecnológica é um conceito corporativo para resumir a capacidade das empresas de terem um fluxo de trabalho mais flexível e com maior integração entre as plataformas incluindo ferramentas de computação que trabalham com operação em nuvem, políticas de gestão e o uso de smartphones e tablets nas rotinas de trabalho.

Como a mobilidade tecnológica traz inovação ao modelo de negócio?

Em situações como a atual pandemia, por exemplo, onde milhares de pessoas modificaram o modo de trabalho presencial para remoto, apesar de temporário foi um ótimo jeito do mercado empreendedor reconhecer mudanças na maneira com que os negócios acontecem.

E entender que, mesmo de maneira remota, um profissional atende sua demanda da mesma forma, e ainda com o benefício de redução de custo para a empresa, por que um funcionário custa menos se ele fizer todo o trabalho no conforto de casa, e rende muito mais se tiver a possibilitada de atuar em mais de um lugar ao mesmo tempo.

O que muda nos negócios com as inovações da mobilidade tecnológica?

  • Clientes sem fronteiras – a mobilidade tecnológica traz aos negócios maior possibilidade de alcançar clientes que fogem da área local de atuação da empresa, a tecnologia se faz global, as redes sociais têm um alcance quase infinito de público, sendo assim, as empresas têm cada vez mais investido em modelos de negócios com alta mobilidade, permitindo maior alcance de mercado.
  • Mais home office – já há pesquisas demonstrando que apesar de temporário, por causa da pandemia de Covid-19, os trabalhos home office tendem a crescer cada vez mais com a mobilidade tecnológica, ela permite que funcionários façam suas tarefas de casa ou de qualquer lugar.
  • Integração e gestão compartilhada – a mobilidade traz essa característica aos novos modelos de negócios, reuniões para definir estratégias e priorizar gestões podem ser feitas com diversos integrantes que estejam em diferentes lugares de maneira remota e instantânea.

Além das mudanças, quais os benefícios da mobilidade para as empresas?

  • Maior fluxo operacional
  • Redução de custos
  • Produtividade elevada
  • Troca de informações instantâneas e mais seguras
  • Estratégias mais objetivas
  • Soluções flexíveis e inteligentes

Com o auxílio de recursos tecnológicos que permitem o compartilhamento de dados e informações em nuvem com segurança, sistemas de comunicação eficientes e rápidos, as empresas conseguem executar suas atividades em diferentes locais, elevando o seu alcance.

Com tantos benefícios, como começar a implementar a mobilidade tecnológica na empresa?

Algumas estratégias que podem dar início a mobilidade, como BYOD sigla para “Bring your own device” ou em bom português é uma estratégia adotada por empresas que possibilita o uso de aparelho pessoais para a realização do trabalho, benefícios? Redução de custos e um ambiente flexível.

Disponibilizar total, ou parcialmente a empresa para trabalhos home office, possuir sistemas integrados a armazenamento e compartilhamento em nuvem, acrescentar sua empresa nas mídias digitais, usar métrica para acompanhar a interação entre empresa e público, implementar mais sistemas que possibilitam uma comunicação mais eficaz, reuniões remotas e discussões de escopo online.

Essas são algumas estratégias que podem fazer seu negócio ingressar na mobilidade tecnológica e alavancar a sua empresa, e lembre-se procure um especialista para te indicar sistemas que mais funcionam e são indicados com as particularidades da sua empresa.

Para caminhar no sucesso e acompanhar as mudanças tecnológicas você precisa de auxílio e conhecimento, por isso, a BR2T empresa especialista em infraestrutura e tecnologia da informação atua há anos no mercado para levar a você inovação, segurança e qualidade, entre em contato agora mesmo e conheça todas as possibilidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url


× Como podemos ajudar?