O uso de práticas de governança de TI tem se tornado algo comum para as empresas. Porém tal uso traz consigo alguns desafios para a estrutura de tecnologia da informação. Como garantir um alinhamento dos recursos tecnológicos com os objetivos do negócio, a garantia da segurança da informação e a redução de custos?

Essas são algumas das questões a serem respondidas ao se utilizar de normas de governança de TI. A visibilidade dos processos e estrutura de TI podem ser a resposta para esses desafios.

Mas do que se trata ter visibilidade de processos de tecnologia da informação? No post de hoje nós vamos te contar tudo sobre isso e algumas vantagens de se manter a visibilidade da estrutura de TI. Fique conosco e boa leitura!

A visibilidade de processos e estrutura de TI

A visibilidade neste contexto pode ser conceituada como a capacidade de visualizar com precisão os processos, atividades e demais transações de tecnologia da informação ocorridas no âmbito da empresa.

Seu principal objetivo é visualizar problemas de desempenho e se as atividades de TI estão realmente alinhadas junto aos objetivos de negócio. Ela pode ser obtida com a implementação de ferramentas de controle de fluxo de trabalho.

É de vital importância, pois ao auxiliar no mapeamento de atividades, pode-se encontrar determinadas dificuldades no andamento de processo e buscar ajustá-los para um melhor funcionamento.

Os benefícios da visibilidade

Podemos citar ao menos 5 benefícios que sua empresa poderá ter ao fazer uso da visibilidade de processos e estrutura de TI. Acompanhe!

Agilidade

Com todos os processos mapeados e visíveis ficará muito mais prático identificar maneiras de agilizar tais processos. Qualquer problema que aconteça também poderá ser rastreado rapidamente, conferindo uma breve resposta a qualquer adversidade que possa ocorrer durante as atividades.

Qualidade

Ao obter todos os passos das atividades visíveis será possível realizar um controle de qualidade adequado, inserindo padrões escolhidos pela empresa e que serão assimilados de maneira muito mais rápida. Qualquer falha que possa acontecer também poderá ser visualizada imediatamente pelo controle de qualidade.

Transparência 

Por muitas vezes acontecem falhas que não podem ter sua origem detectada. O mapeamento das ações e visibilidade dos processos aumenta a transparência de todas as atividades, possibilitando encontrar a origem de qualquer desvio nos padrões preestabelecidos.

Produtividade 

Ao se utilizar da visibilidade, os processos serão otimizados, retirando-se as tarefas que não se fazem necessárias para o alcance dos objetivos de cada processo. Ao entregar processos mais enxutos e alinhados ao negócio, o aumento de produtividade é uma consequência natural.

Controle

Uma dificuldade comum na gestão de tecnologia é encontrar informações acerca de como anda certa tarefa. Ao adotar a visibilidade de processos como uma das boas práticas de governança de TI o gestor poderá acompanhar o andamento de todas as tarefas.

Essa possibilidade entrega um maior controle nas mãos do gestor que terá informações para qualquer tomada de decisão necessária durante um certo processo.

Agora que você entendeu qual a importância da visibilidade dos processos e estrutura de TI, deixe um comentário no post e conte-nos como você utiliza essa metodologia em sua empresa ou se você tem alguma dúvida sobre o assunto!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Comment

Name

Email

Url


× Como podemos ajudar?